ÁREA REESCRITA

Área Reescrita é um projeto que propõe desenvolver uma pesquisa em dança contemporânea, com base nos trabalhos anteriores da J.Gar.Cia Dança Contemporânea, e que aponta um novo desejo artístico: dialogar com a dança e seus espaços expositivos. Propomos a criação de um núcleo investigador e produtor, composto pelos integrantes da Cia. e sob a direção de Jorge Garcia. Com o intuito de criar e registrar ações em diferentes lugares, buscamos um diálogo com a cidade de São Paulo, transformando diferentes espaços físicos em espaços cênicos. Habitá-los e, conseqüentemente, transformá-los através de diversas ações na cidade/intervenções. Ao mesmo tempo em que possibilita o estímulo à criação de produtos artísticos de autoria dos integrantes da J.Gar.Cia, Área Reescrita é um primeiro estudo de maneiras de dialogar com o meio ao redor, saindo da sala de ensaio e investigando a cidade.

sábado, 5 de junho de 2010

2. Descrição

Área Reescrita é um projeto que propõe desenvolver uma pesquisa em dança contemporânea, com base nos trabalhos anteriores da J.Gar.Cia Dança Contemporânea, e que aponta um novo desejo artístico: dialogar com a dança e seus espaços expositivos.

Propomos a criação de um núcleo investigador e produtor, composto pelos integrantes da Cia. e sob a direção de Jorge Garcia.

Com o intuito de criar e registrar ações em diferentes lugares, buscamos um diálogo com a cidade de São Paulo, transformando diferentes espaços físicos em espaços cênicos. Habitá-los e, conseqüentemente, transformá-los através de diversas ações na cidade/intervenções.

Ao mesmo tempo em que possibilita o estímulo à criação de produtos artísticos de autoria dos integrantes da J.Gar.Cia, Área Reescrita é um primeiro estudo de maneiras de dialogar com o meio ao redor, saindo da sala de ensaio e investigando a cidade.

 

3. Justificativa

A aspiração de deslocar o significado de dentro do objeto artístico para as contingências de seu contexto, sendo atribuída, também, a linguagem tradicional de espetáculos de dança, fez com que esse projeto fosse idealizado.

Acreditando nos integrantes da Cia. como criadores cênicos em potencial, este projeto propõe que os intérpretes-criadores tenham a responsabilidade de fomentar, investigar, coreografar e dirigir as próprias ações/intervenções, sempre em relação com espaços específicos na cidade. Pretendemos explorar as particularidades de cada integrante, para que as diferenças, ao serem somadas, enriqueçam o trabalho.

Neste sentido, entendendo a importância de dialogar e dividir com os integrantes de sua Cia., Jorge Garcia pretende investigar e explorar outras áreas da cidade, considerando a dança além do patamar dos espetáculos e transportando-a para onde os nossos questionamentos a levam, buscando uma aproximação entre o espaço público e o espaço cênico.

Sendo a dança e as artes cênicas efêmeras, gostaríamos de explorar essa qualidade, fazendo com que ela aconteça ainda mais sutilmente no que diz respeito à sua apresentação, por isso esse primeiro conjunto é de “ações na cidade”. Neste caso o registro da dança e das ações se torna parte essencial deste projeto. Para isso, consideramos a fotografia e o vídeo para capturar a efemeridade dessas ações, sendo essas mídias a primeira resultante das propostas neste projeto.

Seguindo esta idéia, temos como referência o artista Jorge Menna Barreto, que concebe a relação da imagem (vídeos e fotos) com o trabalho não como de submissão, mas de constituição.

Após a conclusão destas ações e do material resultante das mesmas, a segunda etapa é a junção desses experimentos, que, uma vez desenvolvida, será elaborada para cena. Haverá uma apresentação sob formato de espetáculo de dança (sob o nome provisório de “De Paredes e Muros”), na qual todas as ações anteriores fornecerão material que servirá como ponto de partida para a criação do espetáculo.

 

4. Metodologia

·      O núcleo irá produzir seis ações, criará respectivos vídeos-arte de autoria dos próprios integrantes da Cia. e terá a colaboração do Ateliê La Tintota.

·      Utilização do material pesquisado e arquivado em cada uma das ações para desenvolver um espetáculo de dança denominado provisoriamente de “De Paredes e Muros”.

Levando em conta o contexto como cerne do nosso trabalho, o estudo sobre público x privado, e a pesquisa de pensadores como Yi-Fu Tuan sobre o conceito de espaço x lugar também servirão como ponto de partida para a conceitualização e fundamentação das ações.

“... se pensarmos no espaço como algo que permite movimento, então lugar é pausa, cada pausa no movimento torna possível que localização se transforme em lugar.” (Yi-Fu Tuan – ‘Espaço e Lugar’)

Visamos também conhecer os espaços, inserindo-se no contexto dos moradores, transeuntes e espectadores para conceitualização e produção das ações. Desta forma:

 “... serão vistos como uma forma de fortalecer a capacidade da arte de penetrar na organização sociopolítica da vida contemporânea com um impacto e significado maiores.” (Miwon Kwon – ‘One place after another’).

 

5. Ações (6 ações, sendo que as 5 primeiras são núcleos de criação/experimentações e a 6a sintetizadora/apresentadora das 5 ações anteriores)

Cada ação terá uma respectiva distribuição de funções a serem definidas pelo diretor da mesma. Desta forma, além da dança propriamente dita, os integrantes irão alternar diferentes atividades em cada ação, podendo assumir a posição de diretor, coreógrafo, intérprete, video-maker, fotógrafo, cenógrafo, músico, designer, etc., e poderão fazer uso da assessoria de profissionais especializados.

As ações podem acontecer sob diferentes formatos: instalação, performance, intervenção, entre outros, e acontecerão em espaços específicos na cidade de São Paulo. Para tal, iremos utilizar a abordagem Site Specific - sendo que tal conceito de especificidade do lugar consiste em decodificar e/ou recodificar as convenções deste sítio, que pode ser concebido não somente em termos físicos e espaciais, mas como uma estrutura cultural ¹.

¹ “Se em princípio, fins dos anos 60 e início dos 70, a ideia de site-specific (quer interruptiva ou assimilativa) costumava ser obstinada com a ‘presença’, tomando o local (site) como uma localidade real, com uma identidade composta por uma combinação única dos elementos físicos que a constituíam, posteriormente começou a entrar em vigor uma concepção de lugar (site) também como uma estrutura cultural definida pelas instituições de arte.” (‘One place after another’ - Miwon Kwon)

A sexta ação já se pretende como sintentizadora e apresentadora das cinco ações anteriores, através da qual serão apresentados os vídeos de cada uma em lugares públicos, bem como em entidades que se disponibilizarem à apresentação do material.

Promover o diálogo entre dança e outras áreas já é uma questão que permeia o universo criativo da Cia. e neste projeto queremos aproximar ainda mais a nossa dança com o teatro, as artes visuais, a fotografia, e os outros fazeres artísticos. Para isso, a promoção de conversas com estudiosos e questionadores do espaço urbano será fundamental, e essas poderão, inclusive, ser abertas ao público. Para tal, a assessoria teórico-filosófica de Luis Fugantti, e a assessoria de campo de membros do grupo La Tintota servem de sugestões para o acompanhamento prático e teórico da Cia. Esses acompanhamentos serão frequentes e acontecerão durante todo o processo de criação, desde o início de idealização até a produção das ações práticas, corporais e áudio-visuais.

 

6. Objetivos Específicos

O trabalho terá sete meses para ser concluído. Os quatro primeiros meses serão para estudo, investigação, produção e realização das ações; dois meses para a preparação do espetáculo e o último mês será para a circulação do espetáculo.

·      Criação de seis ações, cuja direção ou será de um integrante da Cia., ou uma co-criação entre membros da Cia.

Detalhamento: 5 ações/núcleos de experimentações pela cidade e a 6a, e última, de sintetização e apresentação das 5 ações anteriores em ambientes públicos através de soluções alternativas (ex. Integrante da Cia. andando de bicicleta com um projetor, projeção em corpos, paredes, muros, intervenções, etc.)

A 6a ação continuará a ser executada nas demais etapas (aprox. 10 apresentações/intervenções no total do projeto)

·      O material - etapas, fotos, vídeos e escritos - das ações será organizado para a divulgação dos mesmos e será disponibilizado tanto pela internet no blog: www.areareescrita.blogspot.com, quanto pelos DVDs a serem oferecidos para visualização livre e pública a entidades culturais e acervos.

·      Um espetáculo de sessenta minutos – nome provisório: “De Paredes e Muros” - a ser realizado no último mês, preferivelmente em espaços cênicos não-convencionais, os quais temos em mente o Porão do CCSP (Sala Ademar Guerra) e Casa das Caldeiras. Serão 12 (doze) apresentações com ingressos acessíveis (aprox. R$ 5,00 e R$ 2,50), na cidade de São Paulo.

 

7. Cronograma

 

1a ETAPA: AÇÕES CRIATIVAS (4 meses)

·       Audição para escolha de 1 bailarino

·       Planejamento Estratégico das Ações

·       Manutenção Física do Elenco (3x por semana na Faculdade Anhembi Morumbi – local de residência artística da Cia.)

·       Aulas de Filosofia

·       Realização das 5a ações/núcleos de pesquisa e criação pela cidade (2x por semana ou mais de saída/pesquisa de campo)

·       Assessoria do Grupo La Tintota

·       Documentação/Registro em vídeo, fotos, escritos, entre outros

·       Realização da 6a etapa sintetizadora – apresentação do resultado em espaços públicos (tal ação continuará a ser realizada nas demais etapas) – aprox. 6 apresentações em locais distintos, espaços públicos a serem definidos

·       Entrega do 1o Relatório

·       Distribuição do DVD compilação das ações a entidades culturais e acervos

Obs: toda a pesquisa será realizada em espaços públicos, interagindo com a população e aberta para acompanhamento dos interessados.

Trabalho de segunda a sexta das 14h às 19h

 

2a ETAPA: MONTAGEM DO ESPETÁCULO (2 meses)

·       Utilização de todo material para criação do espetáculo. Nesta etapa a Cia. ficará em laboratório de criação fechado ao público.

·       Manutenção Física do Elenco (3x por semana na Faculdade Anhembi Morumbi – local de residência artística da Cia.)

·       Aulas de Filosofia

·       Realização da 6a etapa sintetizadora – aprox. 3 apresentações/intervenções em locais distintos, espaços públicos a serem definidos

·       Criação de Trilha Sonora, Cenário, Figurino, Design de Luz

·       Fechamento do Local de Temporada (12 apresentações)

·       Design Gráfico e Material de Divulgação

·       Contratação de Assessoria de Imprensa e Divulgação

·       Entrega do 2o Relatório

 

3a ETAPA: CIRCULAÇÃO DO ESPETÁCULO (1 mês)

·       Realização das 12 apresentações

·       Registro em Vídeo e Foto do espetáculo

·       Realização da 6a etapa sintetizadora – aprox. 1 apresentação/intervenção em local na cidade a ser definido

·       Entrega do 3o Relatório

 

·       Últimos Pagamentos, Fechamento, Avaliação de Resultados e Prestação de Contas

 

8. O Projeto em 3 Etapas

De acordo com o detalhamento descrito acima, as três etapas deste projeto são:

 

1º) Pesquisa e Desenvolvimento das Ações Criativas: 4 Meses

2º) Montagem do Espetáculo: 2 Meses

3º) Circulação do Espetáculo: 1 Mês

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário